Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

o sabor do sal

 Em nome da governabilidade, atam-se alianças nocivas e vergonhosas. A ministra do Turismo já pelo nome se sabe, até quem não leu muitas vezes o nome dela como esposa de pessoa ligada à milícia. Ela diz (pois negar o fato que é ligada a milicianos seria impossível) "Amizade não significa compactuar com os crimes".

Ah, eu acho que significa sim. Parente não se escolhe. Amizade sim. Só se fosse amizade antiga dos tempos da adolescência, isso existe. Há bairros que numa turminha de amigos, ao chegar aos 30 os sobreviventes fazem as contas e dizem, " Dois estão presos, três morreram de bala, e desses três dois foi a polícia, o outro assalto; só tem mais eu e você, que está no crime " Porém se fosse o caso acredito que estivessem alegando essa velha amizade; não estão. A ministra deixou o nome pela qual sempre se deu a conhecer, e oficializou o sobrenome que é dela. Muito bem, mas isso nada muda, senhora.

Belford Roxo é bairro triste, sem vegetação, como se as pessoas não quisessem chamar a atenção par si; nesse aspecto lembra muito a China.  Quatro palmeiras na entrada, plantadas por algum prefeito, e arbustos em vasos no Centro Cultural que existia até a pandemia começar; oxalá ainda esteja lá. Praticamente todas as casas têm portões altos blindados, o recado é claro.  O miliciano mais recente  a ser desencavado pela imprensa consta que aterrorizou a população para votar no 13. O acordo já vinha de antes, então.

 E ainda é melhor do que o governo passado? sem dúvida. Mas milícia é um pouco muito mesmo assim. Não gritamos Fora miliciano! e Fora milícia! durante quatro anos para vê-los agora no governo. Há um político, ex-PSOl, ex-PSDB e agora PT cujo irmão foi morto pela milícia. Que chorou e nos fez chorar quando assassinaram aquela saudosa vereadora sua colega de partido, o partido que era dele na época. .Agora é obrigado a trabalhar lado a lado com a distinta. À imprensa, respondeu que "Quem tinha que falar é  ela".

Faço votos que a dona se demita, mas parece que não pretende. Ficando corrompe tudo.  Ao novo governo se sugere releiam o trecho da Bíblia em que se diz, E se o sal perder o seu sabor? Não existe milícia do bem.


Nenhum comentário: