Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

terça-feira, 5 de outubro de 2021

... e Amazônia de pé!

 

Parece que foi noutra vida, mas há uns dez ou doze anos assisti nos jardins do Museu da República, a dois documentários  (pelo menos um dos Sylvio Tendler, talvez os dois). O nome do evento era Tortura Nunca Mais.  Não disse que parecia outra vida? Os documentários tratavam da repressão a militares que não haviam compactuado com o golpe de 64.

Tanto quanto me lembre, todas as Armas e patentes sofreram baixas, logo nas primeiras semanas. Um punhado diante do conjunto dos fardados, mas foram simplesmente assassinados. Um só já teria sido demais.

Então lamento só ter duas mãos para aplaudir as constantes declarações do ex-porta-voz deste governo, que é general de divisão; e em particular o artigo publicado no Globo na página de Opinião, ontem dia de São Francisco de Assis, data auspiciosa. O general tem em sua estante um livro de 2005 de Carlos Fuentes sobre um dos problemáticos presidentes mexicanos, A Cadeira da Àguia.  O artigo demolidor simplesmente comenta, no mais elegante português, trechos e mais trechos desta obra de Carlos Fuentes. Sobra para o mandatário e todos os ministros, ou "Secretários" à maneira norte-americana. Por ser curto aí fica o do Secretário da Saúde, nas palavras do general "adulador inveterado, malandrim catado na velha política provinciana, que se aproveita da função para desfrutar em vez de curar". Sem jamais citar o presente governo, retrata-o com minúcia.

O general, que recentemente andou comentando na direção do Planalto que "o poder absoluto corrompe absolutamente", termina nos desejando Paz e Bem!

O país precisa de colaborações como essa. Paz e bem, e Amazônia de pé (o secretário do Meio Ambiente, que "esparge inseticida sobre qualquer coisa que voe" é também muito bem visto...)



Nenhum comentário: