Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

detrator ou neutro informativo?

 O inacreditável governo mandou mesmo classificar os jornalistas em categorias segundo o grau de agressividade. Como conhece pouco a espécie, e aqueles cafés da manhã com os que não o incomodavam há muito foram suspensos, por inúteis, encomendou a uma empresa  a tarefa.

A notícia saiu antes do segundo turno, e desde então aguardo ler um artigo a respeito. Nesta Época há uma breve menção, já vi outra aqui e ali; soube que um dos aludidos, classificado como feio malvado, manifestou sua indignação em matéria que saiu apenas no jornal virtual, que no dia não pude ver e agora não encontro. É o colunista internacional de origem libanesa. Por que ele e não meia dúzia, no barato, de seus colegas, para não sairmos do jornal em que trabalha, para não falar da Folha e tal, é coisa que não sei. Talvez a própria empresa, que afinal é empresa que se prestou a semelhante papel, tenha pouca intimidade com a classe. Pinçou alguns artigos em alguns jornais e a coisa ficou aquém.

Os três tipos de jornalista são, vemos, o favorável ao governo, o "neutro informativo" e o detrator. Palavras deles.  O colunista do Globo de origem libanesa, que reside nos EUA e cobre com a mesma facilidade Oriente Médio ou Estados Unidos, é "detrator". Mais uma vez, se ele é, uma série de seus colegas são, o que prova a desinformação da empresa contratada, ao omiti-los da lista negra. Palmas para esses jornalistas, porque é mérito estar na lista e costumam escrever e informar muito bem.

Quero ter olhos para ver cair a vareta preta, como foram afastadas outras menos consideradas, e como até caiu a gorda vareta cor de rosa de outro hemisfério. Mas enquanto não sai, que as festas e a satisfação com alguns resultados da eleição não nos distraiam. Vigilância e luta, sempre. 


Nenhum comentário: