Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

de bois e de burros

 O presépio gigante da igrejinha da Benjamin Constant, apesar de ainda mais provocador do que o anterior, foi benzido por Dom Orani e talvez por isso, ainda ontem se encontrava no Largo da Glória. Ano passado, tiveram de trazê-lo para o pátio da igreja, onde era visto por quem entrasse e também da calçada. Não lembro de ter lido que Dom Orani abençoasse a instalação em 2019. Alguém evoluiu, ou o arcebispo, ou aqueles membros mais fundamentalistas da vizinhança que já não tinham gostado de ver Maria amamentando, e gostaram menos da alusão à Amazônia.

O pároco não se rendeu, e este ano botou lá não apenas a Amazônia como também uma Sagrada Família negra, ou mestiça, conforme o termo de predileção de cada um. O padre escultor sabe perfeitamente que a Família não era negra, escolheu o símbolo. Não é mais absurdo, e é bem mais apto neste momento, do que nos apresentarem um Jesus louro e de olhos azuis, do modelo que enfeita tantas paredes mundo afora, contrariando as leis biológicas, ou será que quero dizer genéticas.

O padre escultor não é negro; ao contrário do inacreditável presidente da Fundação Palmares, que há algumas semanas baixou portaria excluindo, des-homenageando, homenageados de gestões anteriores. Havia  entre outros o Gil, Milton Nascimento e Marina Silva. Pois agora o Senado emitiu decreto cancelando o que ele cancelou, e até senadores que batem as fornidas pestanas para o presidente da sofrida República votaram junto. 

Num final de um ano como este, marcado pelo corona-vírus, e especialmente duro no Brasil entre políticas do absurdo, queimadas e agressões a profissionais da saúde, iniciativas civilizadas como estas são realmente bem-vindas. Contrastando com atos de selvageria lá fora, nos EUA e na França onde pelos mesmos motivos profissionais da saúde sofreram ameaças de morte. Já vimos este filme, prova que o governo e seus eleitores representam subproduto de uma civilização baseada em valores mercantis e video-jogos violentos, que sequer é original. 

Quero ter olhos pra ver, já disse....


Nenhum comentário: