Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 12 de julho de 2020

suçuarana e outros tupis

Do tupi, "parecido com veado", suaçu-rana. Sim, ela é parda, da cor dos veados, certo? Não sabia, ela mia em vez de esturrar, tem olhos verdes e não ataca o ser humano a menos que ele ataque primeiro. Esturro pra quem não lembra é aquela tosse estranha da onça-pintada, o iauaretê. A onça parda tem sub-espécies, e a daqui reage assim. Do Peru pra cima pode atacar o que vir pela frente.
Foram avistadas várias nas matas do Rio de Janeiro, aproveitando o sossego pra descer um pouco da serra. É bom sinal, pois não há predador sem presa.
Parece que vão fiscalizar com maior severidade os caçadores. Ajudaria proibir as armas novamente.

Uma notinha no Globo diz que mais de um ministro quer a cabeça do nosso preclaro, e corrupto, sinistro do Meio Ambiente. Lá fora traduziram a expressão "passar a boiada", pois é.

E do Ceará nos chega a denúncia, em Sabiá-guaba (lugar onde bebe o sabiá, até onde alcança o meu embrionário tupi) uma matinha cheia deles e de muitos outros seres de pelo e de pena; gente só os biólogos, periga ser arrasada para ali erguerem condomínios de luxo.
A petição corre pelo Change.org, eu a divulguei como pude e se você não recebeu, ponha na barra de pesquisa e assine também!


Nenhum comentário: