Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 3 de junho de 2020

amargo de engolir

O amargo senhor à frente da Fundação Palmares está de várias formas no lugar errado. Além de chamar de escória todo o Movimento Negro, vejam: ele defende retrospectivamente a escravidão, então o que faz num lugar cujo nome lembra a resistência a ela?
Por outro lado ele diz que são necessárias políticas para todos e não um segmento, poderia ter razão se a razão de existir da Fundação não fosse esta. É como exigir que a associação dos Delegados do Rio tenha por meta fornecer boletins do corona para o país todo, ou que o Sindicato dos Professores de São Paulo plante abacateiro em todo o território nacional. Na Palmares podem caber atribuições diversas, o que não cabem são as idéias do referido senhor; não cabem em lugar algum, com a exceção do presente governo.
A filha caçula do presidente norte-americano se juntou aos protestos contra a morte do pai de família assassinado por um policial; pode ser que seja sincera a adesão, torçamos por isto.
Como se sabe supremacistas brancos votaram em massa naquele presidente e formam parte de sua base eleitoral. O seu êmulo tupiniquim é valentemente defendido por manifestantes agora portadores de chapéus lembrando o KKK. além de tochas. Não chegaram ainda a usar capuz branco com furos na altura dos olhos mas a semelhança não deve ser coincidência, afinal a chefe desse grupo foi nazista.
Infelizmente existem pessoas, de todos os matizes e idades, que ainda acreditam que o tom de pele faz alguém pior ou melhor. Um garotinho blogueiro de 12 anos foi agredido por outro menino, que lhe recomendava se conformar, pois "lugar de negro era na lavoura", fosse pegar logo numa enxada. O garotinho não se abateu, respondeu com educação e clareza, avisou que ia continuar lendo muito e a ABL doou uma caixa de livros novos para ele.
Todo racismo é vil.
Quando muitos ativistas negros se uniram contra a atriz, clara demais segundo eles, que interpretaria a grande dama do samba, avisei neste espaço que não era hora de buscar pinimbas à toa e sim de nos unirmos, braços dados na rua, para evitar o que não evitamos. Agora os amargos da vida estão difíceis de engolir.

Nenhum comentário: