Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 3 de maio de 2020

Nas janelas

Das janelas, varandas, sacadas, é que batemos panela, quem tem vista pra rua estende faixa, canta, toca saxofone. Em Portugal sei de quem pendurou cravo vermelho pelo 25 de Abril, e pode ser que fossem muitos.
As panelas, só aqui porque aqui lutamos com mais de um vírus. o resto do mundo luta com um.
Nem por isso é menos devastador (pelo menos em tese. O Brasil está progredindo, nesse quesito pelo menos, com muitas ganas de chegar ao primeiro lugar dos países mais afetados.)
Mas ao mesmo tempo as rádios lembram que é um ano dedicado a Beethoven, que nasceu há 250 outonos, ou primaveras segundo o hemisfério.
E numa cidade alemã, não lembro agora qual, Frankfurt? Berlin? alguns músicos se entenderam para tocar na hora tal e cada um no seu instrumento o Hino á Alegria. E cada um deles avisou a outros mais. E na hora foi um concerto espraiado pela cidade, e muitos que não tinham instrumento cantavam a letra. Tudo pela janela, claro; com a provável exceção dos pianos.
Você pode ter outros períodos ou compositores como prediletos; isso não vem ao caso. A iniciativa é extraordinária e já demonstra a tal criatividade que nos dizem, vamos ter de desenvolver após a pandemia.
Nas janelas fica quem tem sentido cívico.
Os outros vão à Esplanada dos Ministérios em Brasília apoiar um demente e pedir intervenção militar.
Vergonha!

Nenhum comentário: