Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

responsabilidade

Além de assassinarem gente no asfalto e nas favelas a três por quatro, e nem falo das balas perdidas que ceifam vidas a toda hora; gente que é criança, transeunte, policial turista ou o que seja-  agora os bairros estão todos à mercê do luto do tráfico.
Necessária a  presença da polícia sem dúvida é; mas é também enxugar gelo.
Não haveria esta violência se houvesse cidadania.
Se VOCÊ deixasse de comprar do branco e do preto na boca, ou mandar comprar pelo avião o que dá na mesma pro município, até se você não se expõe ao deixar de subir até ela.
O tráfico de droga não é a única fonte que alimenta o crime. Tráfico de armas muitas vezes independe da boa vontade e consciência do cidadão comum, coisa de peixe grande e arma grande.
Peixes esses que circulam em círculos seletos e que estariam  brilhando naquelas colunas sociais à antiga que acredito nem se façam mais.
Mas cada um pode fazer o seu pouco. Dizer "não obrigado" é um bom começo. Considerar inocente de toda pecha o usuário que compra é falácia. Plante se tiver de plantar.
Países como Portugal e Colômbia que conseguiram diminuir o tráfico (em Portugal, ao liberar o uso de tudo) têm perfis e dimensões físicas bem diferentes de nós.
Mas um dos motivos que os colombianos anos atrás disseram à delegação brasileira que o implantado lá não daria certo aqui era que lá criminoso preso ficava preso. Aqui começou a mudar apesar das tornozeleiras de algumas figuras de bolsos forrados que conseguem sair das grades pra ficar em casa.
Então mudemos mesmo, se não quisermos viver reféns ilhados num espaço cada vez mais restrito.
Salve a Trezena de maio e que possa nos dar caminho.


Nenhum comentário: