Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

cidadania

Luaty Beirão, o rapper angolano que passou muitos meses preso e semanas em greve de fome, vem à FLIP, parece. Excelente, mas isto não significa que Angola se tornou um país democrático, há ainda opositores na cadeia, gente que deseja que a verdade e a razão prevaleçam. Significa que a pressão internacional funcionou para Luaty e os outros 16, e se não funcionou para outros casos igualmente escandalosos pode até ser, ou não, pelos contatos que a família de Luaty possui. Luaty é porém um ícone da democracia e sempre é bom ver ícones da democracia circulando em liberdade.
No continente africano onde existem apenas três democracias, as três ameaçadas o seu tanto (Botswana, Gana e Cabo Verde) outra notícia interessante foi a soltura de mais 70 daquelas moças capturadas pelo Boko Haram. Das 270 de 2-3 anos atrás, entre as fugas em massa, as libertações e infelizmente os fuzilamentos, com estas 70 o BH deve agora reter menos de cem, das quais talvez algumas se tenham convertido de coração. Não esqueçamos que engravidam lá e parem filhos. A quem é de se presumir, amam.
A notícia consideramos interessante apenas e não inteiramente boa; não apenas pelas menos de 100 que lá ficaram presas, mas porque se trata de uma troca, estas moças por cinco Bokos presos pelo Exército. Que agora ficam livres para retomara as armas.
É bom ver que a Nigéria apesar de tudo não se esqueceu dessas mulheres, e que possamos saber das restantes.
No Brasil saindo dos palcos e redes sociais as mulheres são espécie sujeita a estupros coletivo (amargamos mais um semana passada, adolescente de 12 anos) e às vezes individual com força de armas. A juíza que "ofendeu" um ator-estuprador desta última categoria foi multada em dez mil reais. A pergunta que não quer calar é, estuprador tem lá honra para se melindrar com alguma coisa?
Está faltando cidadania, comodidade que pode evoluir dentro ou fora da democracia e independe dela. O Brasil está se coisificando.


Nenhum comentário: