Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

abriu caminho

A lua de São Jorge este ano não teve o aspecto que à data se associa na cabeça dos fiéis e nas quadras populares e pontos de Umbanda. Ano passado foi num sábado de Lua Cheia e comemorei numa festa em homenagem a Pixinguinha (cujo aniversário verdadeiro dizem que afinal não caía dia 23, não..)
Em 2017 porém, longe de ser Lua cheia, perto de cheia ou pelo menos gibosa, o astro estava a dois ou três dias da Lua Preta.
E isso é ruim? não, é inevitável e principalmente diferente; se a Lua está perto do fim do ciclo não representa esplendor mas traz características de limpeza e desobstrução; se chove muito como choveu então isso ajuda na limpeza.
Saravá Ogun!
Após quase três meses fora do ar por problemas técnicos impossíveis de resolver sozinha o caminhodasfolhas está de volta; Voltamos na noite do dia 23. São Jorge deu caminho.
Não é à toa que o abre-caminho além de pertencer a Ossãe é também erva de Ogun.

De tantos comentários que deixaram de ser feitos e com duas ou três semanas de atraso, solidarizo-me com todos os jornalistas, artistas, rabinos e outros que protestaram contra o convite pela Hebraica a um político notoriamente intolerante com tendências francamente fascistas; aquele de quem falei aqui quando declarou que a sua colega não era digna de ser estuprada por ele. E sob pretexto tal convite, dizia na coluna do Arnaldo Bloch, que o moço "gostaria de judeus". Na mesma coluna de 8 de abril denunciava-se a presença de manifestantes gritando"judeus sem-vergonha". Essas pessoas estariam muito melhor na companhia do dito político. Não há diferença alguma.
Porém na mesma semana em evento no Instituto Cervantes sobre Espanha sefardi, a platéia se pôs a cantar todas as canções aludidas pela palestrante, cantigas difíceis melodicamente, e cantigas muito antigas, medievais; cultura viva não apenas nos belos discos da Fortuna mas nos lares e nas mentes.
A Hebraica não precisava de semelhante convidado para se projetar, bastava chamar a mesma pesquisadora da palestra.

Que Ogun abra caminho para a tolerância na França, nos países muçulmanos e no nosso continente.

Nenhum comentário: