Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 28 de maio de 2017

poréns e quiçás

O famigerado califado islâmico matou mais umas dezenas de coptas a caminho de um templo seu (modelo de comedimento o comunicado diz quase isso, não fala em cães infiéis ou se falou não foi divulgado) e o Exército egípcio prontamente atacou as bases do EI "no território egípcio e na Líbia".
Muito bem, mas além do exército egípcio jamais se ter distinguido, reconhecer que existem bases no território nacional é difícil de aceitar.
Os coptas são normalmente todos cristãos, a língua litúrgica  deriva do egípcio antigo ou melhor, seria o baixo-egípcio do tempo da cristianização, sendo o egípcio um distante parente das línguas semitas como o árabe e hebraico. E o próprio termo "copta" indica ligação com o aquele chão já que as consoantes "cpt" estão replicadas no nome do país e derivariam do nome do deus Ptah.
Em toda esta família lingüística importam acima e tudo as consoantes. Inclusive no árabe dos súditos do califado.

Já as bases líbias... ao ser morto o ditador Khadafi se descobriu que a Líbia não existia, era e é um vasto areal povoado por tribos inimigas e bastante agressivas, algumas ds quais acolhem e aplaudem o E.I.  Sim, era um ditador. Mas fez mas pela democracia do que os atuais alucinados, e achar que matar alguém a socos e pedradas elimina o mal é erro que o Sendero Luminoso, mais perto de nós, já cometeu.

E ainda mais perto de nós, o atual presidente merecia muitas críticas mas bradar Fora ele! volta ela! era esquecer que Ela o pusera lá. Agora, que pecados próprios são revelados, não que nos causem espanto, cabe o brado. Como diz o outro, Fora todo mundo, volta Dom Pedro II!
Um historiador sugeriu contratar Obama por quatro anos já que está desempregado, é simpático e jamais foi acusado de roubalheiras; outros pleiteiam diretas-já o que é quase tão irreal. Mas e no campo do possível torçamos pela doutora. Quiçá preenchesse o vácuo com efeitos positivos. Mas o que vemos é o moço se aferrando a todas as firulas jurídicas que encontram os advogados para permanecer grudado feito carrapato ao poder. Porém quem sobrará para votarmos em seguida?

Nenhum comentário: