Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

as palavras de boa vontade...

Um mimo pra gente, diziam todos. Esse ano estava imperdível o Festival Mimo que é internacional e itinerante, mas cai como uma luva em português. Fortuna, Totó la Momposina, Antônio Nóbrega, ganenses e cabo-verdianos, e muitos excelentes brasileiros.
Confesso que foquei nos três primeiros (com o recital do cabo-verdiano de lambuja, na Praça Paris) e só posso louvar a cabeça aberta dos padres de Nossa Senhora da Glória do Outeiro por oferecerem o espaço sagrado à Fortuna com os seus cantos tradicionais de Sefarad. Ela retribuiu entoando dois cantos gregorianos que no disco são levados pelo coro do Mosteiro de São Bento e emendando com Salaam e Om Shanti além de Shalom, para o mundo todo.
Eu já sabia da boa vontade desses padres pois no tempo em que o Movimento Inter-religioso organizava a sua "Aldeia Sagrada" (pode até ser que ainda organize, eu deixei o MIR faz tempo) a igrejinha linda e tombada oferecia o seu espaço externo para as diferentes barracas e correntes religiosas.
Não sei é se os padres sabem que Nossa Senhora da Glória do Outeiro também, e ainda mais inusitadamente, protege o cinema do Museu da República. Acontece até de ser aplaudida quando aparecem os dizeres antes da sessão...
Como é feriado (e comemoração do nascimento OFICIAL da Umbanda; como muitos, acredito que começou a nascer muito antes, de raízes indígenas, católicas e africanas principalmente cambindas) hoje fico só nas palavras de boa vontade. Mas terei de falar de outras pois assisti por engano alheio a um vídeo estarrecedor....
Om Shanti pra vocês também; Saravá, Axé, Shalom, Salaam, Erehé, Hidjedjé e Tz Bei!



Nenhum comentário: