Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 27 de novembro de 2016

.. e as outras palavras!

O neném gostou do desenho de um peixe rosa e amarelo e a mãe baixou  da rede. Muito bem, uma hora pediu pra ver.

Era um vídeo infantil sim, mas evangélico. Juro que não é implicância com o prefeito eleito (que apoiou o que sai e que agora sai de vez, pra Miami parece. Prefeito de uma cidade e o seu sonho era morar fora dela... meu Deus).
Voltando ao vídeo, foi oportuna coincidência, oportuna porque agora sei exatamente com quem vamos lidar.
Primeiro e por muitos minutos e cenas, a afirmação seguinte, 
- Quem não lê a Bíblia não cresce/ Tem que ler a Bíblia pra poder crescer. 
As imagens não variavam, crianças e Bíblias abertas. Depois vieram os bichinhos que justificavam o desenho do peixe, em número de três. -Se eu fosse um elefante, com a minha tromba eu louvaria o Senhor. Se eu fosse um urso polar, com todo o meu pelo eu louvaria o Senhor. Se eu fosse um peixinho no fundo do mar, eu louvaria o Senhor.
Não havia acabado. As crianças voltaram, vestidas de soldados, não de soldadinho de chumbo mas uniformes verde-oliva com capacetes brilhosos. Declaravam que eram o exército da Bíblia.
Comentei com a irmã do neném que se eu achasse que ler a Bíblia fosse ruim em si, não a lia volta e meia na minha casa, nem menos dava uma edição infantil ilustrada para ela. Mas que jamais me passaria pela cabeça proferir ameaças do tipo "ou lê ou não cresce" e pra mim estava de bom tamanho. Ela assentiu gravemente e como o neném não permitia que se desligasse, saí da sala.
Logo apareceu a menina, indignada. Tinha atingido ela também o seu limite, que era declararem as crianças que eles eram Os Cristãos. Como a mãe é católica praticante e o primo acaba de fazer comunhão, se sentiu atingida.
E agora sabe exatamente ela também com quem lida, sem ninguém ter precisado fazer a cabeça. 
Pois é, há palavras de boa vontade; mas como disse antes, há as outras.




Nenhum comentário: