Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

O Espírito Santo não será o Estado mais dinâmico da União mas de lá vieram por exemplo o grande Rubem Braga (sim, sim, eu sei, e o outro Braga, o RC). E lá existe um museu ou fundação de arte negra correndo o risco de fechar por falta de verba. Muitos escravos bantos foram levados para lá, o ES integra a "área do jongo" com os estados de SP, RJ, MG. Longa vida á casa; seja mantido o acervo, as coleções cuidadas. Visitadas! Valorizadas!

Não vejo muita graça na FLIP, onde me parece que vão acima de tudo pessoas que não têm muito desenvolvido o hábito de ler. Pelo menos as que conheço que vão, ou que foram... Falar de livros é coisa mais pra crítico e prefiro descobri-los, e relê-los. Mas noto que reclamaram muito do baixo número de autores negros.
Creio que qualquer que seja a categoria, adolescente, mulher, homo-afetivo, negro, índio, japonês, oriundo da Itália, ferreiro ou dentista, deve representar onde quer que seja se houver obras de qualidade na área em questão; mas não vejo por que negros só poderiam escrever sobre cultura africana ou afro-descendente ou sobre candomblé; ou só negros sobre nada disso. Tolhe e limita a criatividade, acima de tudo produz clivagem em vez de integração. Essa temática foi insistentemente lembrada na ocasião da Flip. Deixem as pessoas escreverem sobre o que quiserem; e pessoas, pelo amor de Deus, de todos os tons de pele, de todas religiões ou ausência de, diversifiquem-se! Que negros redijam tratados sobre budismo, ou cravo na corte austríaca; que sanseis nos falem de capoeira e de Charles Dickens. Que não seja cobrado a umbandistas escrever romance sobre a Umbanda.

Esses dias um humorista  revindicava medalha por ser o "único Casseta acima dos 50 anos negro capaz de nadar de um Forte a outro"; perfeito o humor.
Mas o que não dá nem um pouco vontade de rir é ver a KKK vender as suas vestes sinistras pela rede virtual e abertamente organizar encontros em diversos pontos do território norte-americano com cruz ardente e tudo. Alguém fez notar que não estão enforcando ninguém, que foram mais agressivos no passado. Gente, estão botando as manguinhas de fora. Só isso. Se elegerem por lá esse alemão ignorante e queixudo... valha-nos Deus.


Nenhum comentário: