Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

lixo e luxo

Se o Brasil e a cidade saírem com o nome mais ou menos limpo desses Jogos já será bom. Antes de sequer iniciarem, já denegrimos o nome da cidade na Oceania, com a palhaçada dos alojamentos da delegação australiana (nossa, e que prédios mais horrendos, mesmo para os padrões da Barra!) para logo em seguida dois PMs do Grande Rio executarem seqüestro-relâmpago achacando o atleta neozelandês. Que obviamente foi à polícia ao ser solto e a dupla dinâmica está presa. Ah, e  tudo por 2 mil reais! Como foi que passaram no psicotécnico? ou será que não aplicam psicotécnico?
Mas não poucos cariocas se sentem revoltados; não foi mero vandalismo a pichação do VLT clamando que  "jogos=luxo e cidade=lixo". Médicos do Hospital do Fundão relataram há uns meses a indignação de pacientes e funcionários com os dois campos olímpicos, um de rugby e o outro de hóquei no gelo creio lembrar, sob as janelas de um hospital onde falta até iodo. "Ainda por cima", diziam, "dois esportes que no Brasil nem são praticados". E que fossem...
Sim, são agendas separadas, caixinhas separadas; ainda assim.
Inauguraram estação de trem de luxo, todo moderna com  inclusive facilidades para cadeirantes; Marechal Hermes creio; aplausos, maravilha, ocorre que sem os Jogos os cadeirantes da área iam continuar a padecer como os das demais estações. Para não dizer nada daquelas onde a polícia tem medo dos traficantes e imperam cracolândias nas imediações dos trilhos.
Não somos contra tudo o que o Prefeito faz; a renovação do centro, sem a famigerada Perimetral herança da ditadura e que tomara o lugar do antigo Mercado art nouveau, o Museu do Amanhã e o MAR, até o VLT para quem ele puder ser útil, tudo isso é legado de importância. Não somos contra a PM de forma geral; apenas de seus abusos e de seus abusos ridículos, como o relatado.
Mas pelo amor de Deus mantenhamos o sentido do equilíbrio, e tenhamos um pouco de bom senso! Os atletas vão embora, da Oceania e do resto do mundo; os cariocas ficam...


Nenhum comentário: