Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 24 de março de 2016

circuncisão feminina não existe

Circuncisão é um ato praticado exclusivamente nos varões, por motivos  religiosos e/ou de saúde. Assim todos os judeus, todos os muçulmanos e não poucas etnias africanas não-muçulmanas. Deixa a pessoa saudável e apta para a vida. Dos dois lados do Atlântico se pratica em alguns hospitais no recém nascido, por recomendação médica.
Circuncisão feminina não existe, é puritanismo de quem teme as palavras. Existe mutilação genital; como a infibulação: costurar a menina pre-púbere quase inteiramente para que a defloração, e depois os partos se encarreguem da volta ao normal; é acompanhada ou não da excisão do clitóris, segundo a região. Tudo a frio, claro. Mas certas regiões cortam fora tudo o que conseguem, deixando a mulher "lisinha " e quase fechada (até o parto) o que é muito valorizado. Não ficam nem saudáveis nem aptas para a vida, mas a prática não influi na capacidade de gerar filhos: que é a única função delas.
Sendo o governo da Somália um quase não-governo, promessas advindas dele têm escasso valor; ainda assim é um primeiro passo a declaração sobre as mutilações. Que cessarão ali e noutros países quando mudarem as mentalidades. 98% das somalianas sofrem esse processo; já foram 100%.
Aqui mesmo na Baixada Fluminense um energúmenos lutador de jiu-jitsu manteve em cativeiro por dois anos a mulher, argentina, em condições degradantes, ameaçando durante todo o período a vizinhança, e só anteontem graças à filha adolescente a polícia enfim liberou a moça. A família do monstro diz o seguinte, "ele não se metia na nossa vida então a gente não se metia na dele".
Mulheres que na Tunísia denunciam maus-tratos em casa (para a mulher ir à polícia, onde seja, denunciar maus-tratos do marido é que estes tratos foram muito maus mesmo) acabam não conseguindo efetivar a denúncia; ouvem que elas provocaram a reação masculina, ou como num caso recente esbarram num policial amigo do marido.
Mulher nem é pior nem melhor do que homem, mas é sim menos forte fisicamente e em muito lugar socialmente; ou práticas assim deixavam de acontecer. Tanta gente boa morrendo e gente assim fica por aqui pra barbarizar com os mais fracos. Em todos os planos.

Nenhum comentário: