Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

os maus exemplos

O Brasil vai provar ao mundo que consegue levar olimpíada a cabo sem as condições básicas.
O mais óbvio é a maltratada Baía de Guanabara; até hoje não houve vontade real de governo algum de limpá-la nem das populações de mantê-la limpa. Há agora, novidade interessantes, barquinhos que catam o lixo maior e as garrafas. Não deveriam ter de existir. Falta cidadania da parte de quem suja. Falta educação que os governos não conseguem transmitir, e como vão conseguir se estão empenhados no que vemos?
Muito pior ainda é a poluição das indústrias e aí mesmo é que falta vontade aos governos de coibir. É dinheiro grosso. (E aí vem a público ex-ministro da ditadura se fazer de vestal como se tivesse participado de um governo impoluto).
A segurança? bom, bem ao lado dos trilhos do Veículo Leve sobe Trilhos tão alardeado pela prefeitura opera quadrilha de menores e maiores. Ficam no quadrilátero entre os fundos do Morro do Castelo, a igreja de Santa Luzia e o VLT. Parece que prenderam os mais velhos; os menores estão à solta, como a lei permite. A lei não deveria permitir que menor ALGUM dormisse na rua, infrator ou não; rua não é lugar de criança. Mas a opção oficial fornecida desde sempre é de meter medo, e sabemos o resultado. Fazer VLT por trabalhoso que seja é bem mais fácil do que achar solução funcional e humanitária.
Outro interessante aspecto da segurança é o terrorismo; depois do sujeito que foi exibir camiseta do EI na mesquita (e ninguém sabe por onde anda, nem se era imigrante ou brasileiro nato) agora há quadrilha de falsos passaportes. Olimpíadas são alvos evidentes, como o passado nos confirma.
E o que vai mesmo nos botar de vilões é um mosquitinho, que recebemos parece que de um pequeno país africano e ninguém sabe entender, que dirá controlar. A olimpíada não é em Cabo Verde, a olimpíada será aqui, e o mosquito chegou antes dos turistas.
Os habitantes da Terra estão se comportando de forma cada vez mais microcefálica; pode ser que esta seja a nossa paga, que este seja o nosso castigo. O controle natural à praga que nos tornamos.



Nenhum comentário: