Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

doenças da saúde

Saúde não é abrir hospital (muito menos sem médico nem pessoal de apoio, para as máquinas caríssimas doadas por algum órgão apodrecerem sem uso; como é quase praxe em pontos da nossa Baixada. E há Estados onde hospital nem a isso chega: é placa apenas). Saúde não é abrir farmácia também não; é não precisar de farmácia.
Faz décadas que se comenta a carência de livrarias nesta cidade de São Sebastião e o excesso de farmácias, mas de dois ou três anos para cá a diferença aumentou; além de livrarias que fecharam (a Da Vinci segue impávida por enquanto, vamos todos lá pra que continue assim) abrem farmácias ao lado de outras. Parece falta do que fazer mas é pior; me asseguram que essas farmácias que abrem grudadas noutras, que não respeitam o domingo como estas, mais antigas e que põem aquele cartazinho avisando a farmácia de plantão (que punham; quem vai pôr cartaz indicando plantão de bairro se o incômodo concorrente não descansa?) estas neo- farmácias existem pra lavar dinheiro. E bem acredito!
Enquanto um ministro da saúde não entender isso e não investir na manutenção da saúde não teremos saúde no país.
Não que seja só aqui: na China, berço da acupuntura, médico no momento é assim: plantão de 24 horas receitando alopatia sem olhar pro paciente, e as consultas duram menos de três minutos. A China toda hora muda então desejemos que mude esse quadro para melhor.
Saúde também não pode ser profissional entupindo-se de bolinha. Quem usa o corpo como lata de lixo na hora do lazer, associando lazer a todo tipo de coquetel químico (estudantes de medicina não estão sós nisso, toda a área de Exatas está sujeita a isso, ou seja, todos os que têm mais acesso) na hora de tratar e de se tratar vai proceder como os chineses mudernos.
Mas estudante de medicina que agride a vida alheia ao cabo de uma noite de bebedeira, como tivemos há pouco o exemplo, esse deve ser afastado da sociedade e que jamais volte a tratar de ninguém.
A nossa Saúde está inspirando cuidados.


Nenhum comentário: