Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 30 de agosto de 2015

era a lua

"E quando nós saímos era a Lua" escreveu Rubem Braga no seu soneto "Soneto". Não o procurem naquele volume das cem melhores crônicas; o grande jornalista e imenso cronista reuniu "toda a [sua] obra poética", constando de quatro  poemas, mas que poemas! nas páginas finais do livro "O Conde e o Passarinho".
E assim aconteceu conosco, ao sair, e ao entrar também, em um sarau de poesia em Belford Roxo na noite de sábado.
Como [não] sabiam que vínhamos chamaram um bloco tradicionalíssimo de... Folia de Reis! Folia de Reis em agosto? Foi o seguinte: deplorando que ninguém por ali soubesse sequer o que é Folia de reis, e aproveitando que agosto é o mês oficial da Cultura Popular, os organizadores do sarau convenceram os integrantes (de sete a setenta anos) a fazer uma exceção e se apresentarem nessa data e naquele lugar; normalmente o bloco circula por outros municípios da Baixada.
E entre os poetas apresentou-se um rapaz que se dizia o primeiro declamador de rap do estado; não é preciso gostar do gênero para reconhecer boas idéias, bons conselhos e bom ritmo.
Depois de tantas boas surpresas só resta recomendar o livro, agora reeditado sem adaptações na linguagem, do escravo cubano que era poeta, Juan Francisco Manzano.
Sim, poesia numa hora dessas. Vale sempre.

Nenhum comentário: