Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 11 de maio de 2014

carlos gomes, rebouças e o 13 de maio

Tive a oportunidade de ouvir o quarto movimento de uma sonata de Carlos Gomes, chamado esse de "Burrico de Pau"; quer saber por quê, vá escutar e me conte. Muitas vezes é executado a parte; porém mesmo a sonata inteira é muito palatável, ao contrário de peças mais famosas do maestro, pesadas para o gosto de hoje.
Rubens Fonseca escreveu uma biografia muito pesquisada sobre o mesmo, apelando em raros casos para a ficção e só para dar liga. Por isso não creio ser senão verdade  terem pedido ao músico, em visita ao país, para libertar dois escravos ainda criançolas, nascidos cedo demais par se beneficiar com o Ventre Livre.
Entendamo-nos, Carlos Gomes apenas subiu ao palco, estendeu as cartas de alforria prontas e recebeu as palmas. Quem libertou de fato mediante negociação foram os abolicionistas e em última instância, o senhor. Carlos Gomes apesar de mestiço prezava mais o seu lado indígena; e tão confuso abolicionista era que tentou comprar outra escrava... para si. Tencionava levá-la para Milão, onde certamente não pensava pô-la no tronco.. "apenas" não lhe pagar salário, coisa que exigiam os complicados fâmulos italianos. Não se puseram ele e o senhor de acordo quanto ao valor da alforria.
E o que aconteceu com os dois quase adolescentes? largados no mundo, viraram mendigos. Pois a alforria parecia suficiente, e se indenizava apenas o senhor pela perda do objeto, não o escravo pela perda da liberdade. Davam-se melhor os que custeavam a própria liberdade, e foram muitos, pois esses tinham trabalho certo e amparo de amigos.
Tudo isso sem querer denegrir nem o confuso e genial maestro, nem a Princesa, que perdeu o trono por defender as idéias que achava corretas (para os inocentes: os republicanos tupiniquins eram geralmente A FAVOR da escravatura). Amigo íntimo de Gomes, o engenheiro negro Rebouças era monarquista e chorou com a proclamação da república.
Mas...em 2014 basta de tanta boneca loura num Brasil mestiço. Basta de tanta modelo loura. Dia 13 de maio, dia dos Pretos Velhos, no Santíssimo haverá um ato na praça que lhes leva o nome, contra o racismo ainda vigente e o que existe fora daqui.
E salve o velho feiticeiro Pai Benedito!!

Post Scriptum: fui falar de Rebouças e dois dias depois, na data sagrada do 13 de Maio, enfim inauguram o busto duplo dos dois irmãos, pelo escultor Duvivier. Já não era sem tempo...



Nenhum comentário: