Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

bendito seja o santo nome de são jorge...

... "que no Rio é Ogum e na Bahia é Oxóssi" como diz o samba.
 Na Bahia Ogun é São Bento Pequeno, cuja imagem é de assustar, com o devido respeito: um Cruzado deixando assolado o campo de batalha atrás de si. Bem, são-bento-pequeno é também um toque de capoeira, e assim entendemos o porquê.  Talvez a intenção fosse exatamente esta, assustar: "Ogun já venceu demanda" e acabou com os inimigos. Continuo preferindo, carioca que sou, a imagem do santo matando o dragão.
Uma prima já viajou pra Turquia diversas vezes com a família, quero crer que seja lindo. Numa dessas foi à Capadócia e me trouxe um São Jorge combinado com aquele olho turco de vidro azul, amuleto pra não se botar defeito.
Ah.. igualzinho à tradição carioca... Não é bem assim. O São Jorge que as raras igrejas dali cultuam é "tipo um monge" me disseram; pode ser que na tradição o santo em algum momento após matar o dragão se tenha feito eremita no planalto capadócio, depondo as armas.
Mas os turistas não reconheciam a imagem familiar do soldado romano e os turcos, com invejável tino comercial, passaram a fabricar e vender com grande êxito o São Jorge cavaleiro que tão bem conhecemos. O tal monge não combinaria nada com a imagem de Ogun.

Salve Ogun de Ronda; salve Ogun Iara. Salve muito o Beira-Mar! Salve o outro padroeiro do Brasil!
.



Nenhum comentário: