Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sábado, 12 de outubro de 2013

et tu brute!

Este blog seria para falar de saúde holística, mas os acontecimentos não têm permitido. Afinal, não existe saúde holística sem folha e não existe orixá sem folha, também não. "Ko si ewe ko si orixá".

Quinta-feira 10 de outubro o jornal O Globo vestiu a camisa de um morador de Botafogo que não queria oferenda para santos perto de sua casa. Ora, sempre será perto da casa de alguém. Para que uma ofenda, feita com seriedade e capricho, não comportando bicho cortado, tenha ofendido tamanhamente, ao ponto do moço pôr um cartaz declarando que o canteiro "não era macumbódromo" é que a intolerância cresceu, voltou a crescer, muito.
O cartaz exige que se respeitem "o jardim e a passagem das pessoas".
Se trata de um canteiro, não tem que haver passagem por ali. Pisar nele é que seria desrespeitar o "jardim".
Pessoa que se ofende ao passar do lado de oferenda limpa como aquela é que desrespeita, entendo eu.

Um amigo reenviou  a minha carta pra coluna para 35 entidades; da maioria das quais eu não tinha o contato.  Formoso!
E mandou também para a seção de cartas do jornal, que não se manifestou apesar da atitude sensível da jornalista que atendeu o telefone.  Vindos de coluna até agora perfeitamente respeitadora e tolerante,  texto e silêncio deixam a gente ainda mais triste.

A coluna afirmou que punham despacho ali "dia sim e dia também". Dei a cara a tapa que não seria o caso, pois oferenda se arria para santos em datas específicas.
Tá certo, o filho de santo varie de canteiro de vez em quando. Mas não digam que está desrespeitando nada.
Agora, se tem tanto filho de branco em Botafogo que congestione a fila e todo dia tenha alguém arriarndo, por favor, me avisem, porque vou voltar a morar lá.

Nenhum comentário: