Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

ilhados

Ao mesmo tempo que os ativistas estão presos na Rússia, como alias muitas outras pessoas inocentes segundo a avaaz, leio sobre uma ilha de verdade, Sri Lanka, ou Ceilão, antigo paraíso transformado em fim de mundo nos anos 80. Ainda não voltou ao normal. Havia 3 facções, uma foi eliminada, ficando o governo e os separatistas "apenas". O que não foi eliminado foram os desaparecimentos, as execuções, a repressão, a desconfiança e por aí vai.
Mas segundo o romancista Ondaatje*, no remoto passado houve até hospitais para parturientes, para doenças dos iolhos também, que o rei mantinha. Há muitos anos em ruínas. Ou seja Ceilão, Sri Lanka esteve na vanguarda da sáude pública, lá se vão uns séculos.
O que ainda havia faz poucos anos e talvez ainda haja era a cerimônia budista,. linda, de dar olhos à estátua. Buda não pode viver na imagem se os olhos não estão pintados (se estiverem danificados e for preciso re-esculpir, também não).
O pintor e / ou escultor, paramentado em brocado dourado e de turbante, ajudado por um rapazinho de sua confiança que lhe carrega uma escada, chega em pompa e circunstãncia, trazendo igualmente um espelho. Sobe a escada, DE COSTAS.
O rapazinho sustenta o espelho durante toda a operação (no caso da simples pintura, leva alguns minutos ou até uma hora; depende do pintor; já re-escultura leva bem mais.) O pintor trabalha por cima do próprio ombro, não podendo em momento algum olhar diretamente para o que pinta, até dar por encerrado o trabalho, descer, e poder saudar a imagem como um fiel normal.

Como é que foi? ah sim! para alguns brasileiros eles sao idólatras, irão pro inferno como católicos, umbandistas e não poucos outros... Pois é...

* "Anil´s Ghost"

Nenhum comentário: