Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

h20

Quase que morre a esposa do zelador aqui do prédio por não beber água. Obstrução intestinal, agravada por também não gostar de comer frutas.
Um ano atrás já a tinha advertido dos males que lhe podiam acontecer. Fora um caso de unheiro renitente com queda de defesas e não lembro quais outras mazelas. Tratei com sementinhas aurículares, em emergência, ficara feliz com a melhora rapida mas nem por isso se emendara. Agora está tentando. Conheço outra moça que está tratando pedra nos rins porque não bebia água. Ah sim: a mulher do zelador também tem pedra, mas na vesícula.
Se formos ver, mais da metade da população está consumindo pão e manteiga de baixíssima qualidade. O tal pão "francês" que lá na França também era bem ruim (melhorou nos últimos anos) só presta quentinho e depois vira gesso. Baixo poder nutritivo. A manteiga., aqui, tantas vezes é margarina. Quando a delicatessen vizinha assa os seus strudels caríssimos o cheiro é semi-apetitoso porque se mistura ao de plástico queimado. Por que será? Porque margarina e plásico só diferem por UMA molécula.
E esse pão e essa suposta "manteiga" servem de alimento todo dia de manhã e não raro de noite. Se a isso acrescentarmos não beber água e não consumir fruta nem verdura...  Há um filme rodado no sertão, (acho que não é "Amarelo Manga"; só estou pensando na manga por causa da mulher do zelador, e porque também nos veio de lá esta outra fita) em que oferecem "verdura" à visitante paulista. E a verdura é aipim, cebola e tomate, os dois últimos quase sempre usados como temperos (doses mímimas, e cozidos).
Pois existe pão de aipim, e é mais nutritivo e saudável do que essa coisa esfarinhenta que se come por aí. Faltam campanhas educativas, Beber água é simples e barato. Baixa a pressão e até ajuda a emagrecer. Fruta, da estação, não é tão caro. Tudo sai mais barato do que depois cobrar medicamentos ao governo... descbrir que acabou o estoque na farmácia popular e ter de adquiri-los do próprio bolso.



Nenhum comentário: