Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

os bons hábitos..


O Brasil se fez, independente de todas as mazelas, tomando banho no rio, geralmente duas vezes por dia  ;pelo menos o Brasil rural e pobre. Hábito saudável, herdado dios indígenas. E fosse aos domingos, fosse aos sábados, o banho de cuia em casa,  esse o banho oficial, pra chegar limpo à missa, e era quando se vestia roupa limpa por modesta que pudesse ser.
Pois ouço falar de gente muito idosa que, ao perder o rio como local de higiene por conta da urbanização, manteve o banho "oficial" que antecede a missa.... e não trocou os múltiplos banhos de rio por banho em casa... mesmo tendo já um chuveiro. Simplesmente não ligaram uma coisa à outra. Dia de banho continuou sendo o "da missa", os do rio eram brincadeira, não eram coisa séria, e não foram substituídos. A informante mineira, espontânea, tem pais bem idosos, com banheiro em casa, e como eles há outros velhinhos que nem isso têm (e têm a desculpa, se é desculpa, de não o possuir).
Hábitos nascem na mente antes de moldarem os gestos, e o país está cheio de maus hábitos. Não separar lixo. Tomar banhos longos. Abrir as torneiras ao máximo.... e como se vê, até mesmo dormir porquinho sem se lavar porque nõ é dia d emissa e o rio ficou longe!
Pois para que não fique longe demais, impedindo o acesso de todos nós à água, pelo viés de torneiras em estado de seca, vamos poupar, usar com respeito, e plantar para chamar mais água. Muita água em 2013, no céu, no copo e nos rios, deseja o caminhodasfolhas.



Nenhum comentário: