Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 16 de dezembro de 2012

museu da polícia outra vez!


Leio no Globo de hoje domingo que a Polícia Civil planeja abrir no prédio da Rua da Relação,que é tombado por suas qualidades arquitetônicas e que abrigou o DOPS de mui triste memória, um centro comercial.
Lendo mais, vejo que este ficaria no térreo apenas; mas o segundo andar abrigaria salas comerciais. o ùltimo andar continua pertencendo à Polícia, e seguiria aberta à visitação.
Ora, para a Polícia, que atualmente se espalha por dois andares, conseguir se apertar no terceiro, as ex-salas do ex-DOPS serão  decerto"modernizadas", repaginadas, e já há um movimento, abrangendo entidades diversas, membros da OAB, membros da Comissão Nacional da Verdade, de repúdio a este uso.
Subscrevo a esta indignação e tenho outro motivo para ela:
o que vai ser feito das COLEÇÕES AFROBRASILEIRAS APREENDIDAS? Estas ficam no andar das futuras "salas comerciais".
Já falei deste problema aqui no blog, que pesquisado revelará o texto a quem procurar; falei dele também no UMBANDA GIRA! no capítulo sobre preconceitos. Havia eu prometido a um dos delegados, que era umbandista, levar pessoalmente um exemplar a ele, quando publicado, e se não o fiz não foi esquecimento nem má vontade de minha parte, viu Comissário!: apenas, quando telefonava e temtava agendar uma visita, ouvia desculpas esfarrapadas e não conseguia ir adiante. Depois vieram as obras... e agora este susto  embrulhado como presente natalino. Presente de grego.
A Coleção Afro-brasileira fica em sala à parte, trancada. É quase impossível visitá-la, e agora será que vão resolver o problema, levando os tambores para não se sabe onde?
Continuo na mesma opinião: ocultar é um erro, o DOPS existiu, as apreensões de objetos litúrgicos existiram, censurar não corrige o passado e não se faz História censurando. Vamoa pôr a boca no mundo pra saber qual será o destino da Coleção.

Nenhum comentário: