Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

"ewó" andino






Descobri que tenho "ewó", proibição ritual de comer algo, com amaranto. Descobr, como sempre se costuma descobrir: às minhas próprias custas. Não tenho até onde sei alergia a nada, pólen, poeira, peixe, e tal; mas não posso tomar chá de melão-de-são caetano ou passo mal, logo esse chá, tão curativo, afirmam, e recomendado às mulheres na Umbanda.
É que melão-de-são-caetano é uma cucurbitácea ,e quem é do meu orixá deve evitá-las- mas nunca passei mal com o verdadeiro melão, que como pouquíssimo mas com prazer e sem seqüelas. Todavia a única vez que tomei o chá que nos recomendavam, senti enjôos horríveis como de gravidez- os mesmos que senti ao ingerir comida com amaranto. Da primeira vez foram suaves e atribuí ao paladar do farelo de trigo que há muito não comia. Desta segunda cuidei de não pôr o farelo, mas o amaranto estava em dose maior... para quê!
Recomendo a sua ingestão a quem puder, este grão andino é da trilogia quínua-chia-amaranto, extremamente saudável. Não comprrendi ainda os motivos da quizília, amaranto é grão e é andino.... Talvez vendo a planta entendesse melhor. Vendo a cor, a forma....
Ficarei com a quínua, ou quinoa, muito mais saborosa (amaranto é saudável mas não tem gosto de nada) e que felizmente não me causa os enjôos que anunciam o ewó.



Nenhum comentário: