Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Erva e saúde



Não raro algum amigo ou total desconhecido que me achou na rede virtual me pede para receitar-lhe tratamento com ervas e passa então a descrever os seus males.

Não é essa a finalidade do portal caminhodasfolhas. Além de não haver motivo para eu tratar ninguém de graça com dicas além das que já se fornecem ali, seria injusto também para a pessoa que tenta driblar a consulta.

Cada um de nós é UM inteiro, um ser holístico com emoções e corpo energético além do físico. Pela rede não vejo nem cheiro nem avalio corretamente. Pela rede se calam inúmeras coisas.

Há outro motivo ainda, as ervas são muito boas energeticamente falando, são boas por si só, boas por existirem e por nascerem para nós. Mas como remédio, elas, na nossa fitoterapia deixam a desejar porque tratam o SINTOMA e não a pessoa. Mais uma vez: cada um de nós é um ser completo, não uma sinusute nem uma dor nas costas. Uso e sempre usarei a erva curativa como complemento apenas, da acupuntura e do floral.

Quem só admite se tratar com ervas, reparem só, recusando tratamentos mais holísticos, em geral acaba misturando com alopatia. Ou quando as ervas não resolvem tudo (raramente se resolve tratando só sintoma). Ou para supostamente potencializar o efeito, tomando por exemplo um coquetel-pesadelo de 2 ou 3 folhas fervidas no leite com algum comprimido da farmácia. E logo para gripes e resfriados, situação que as diversas folhas, pitanga, saião, eucalipto e tantas outras resolvem, aí sim, muito bem sozinhas. Acrescento, leite piora tudo que for respiratório. Só leite de mãe é indispensável quando se é pequeno, depois melhor não tomar.

E pelo amor de Deus não ferva a folha, não ferva a seiva, não ferva a vida.



Nenhum comentário: