Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

rega natural

Há uns tempos falei aqui da surpresa da bióloga no Jardim Botânico quando veram lhe dizer que a "Terminalia acuminata" que lá viceja estava extinta. Extinta como? Chegaram a um consenso, está "extinta na natureza" e plantaram uma centena de mudas por aí para ver se revertem a situação.
Pois é, é dia da Árvore, que para mim é todo dia. De presente, elas ganharam sabe o quê? Chuva!!!!
A data pode não siginificar muito mas a chuva representa.  Vinha chovendo uma hor apor semana e ficamos mais de dez dias não apenas sem uma gota como num calor fora de época.
Bom lembrar, quanto mais verde mais chuva-  e mais água na torneira, antes que algum cínico  fanático por praia sugira o  desmate...
Árvore não é paisagem, embora paisagem seja importante também. É oxigênio, remédio, temperatura mais fresca e vamos repetir, água.
Fico indignada quando mandam "NÃO" regar em tempo de estio.   É só usar água reutilizada. Não dá para regar gramados, e esse é um motivo que eu prefiro mesmo árvores e plantas na vertical a   extensos gramados.... Qualquer um pode separar a água de lavar a salada, a água de enxágue no balde do tanque, a água de lavar o arroz.... usem a imaginação. Apanhar água de chuva quando cai, e deixar separada e coberta, claro, para não dar dengue.
Como hoje estou colhendo, em vasilhas lá fora....

Nenhum comentário: