Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

lá da martinica



Ninguém entende por que motivo chamam de "nanica" a banana-fruta que mais cresce? Já o " d´água" eu entendo, é do que tem gpsto, que me desculpem os apreciadores. Notaram que "Musa paradisiaca" é a banana-prata? a banana d´água é Musa outra coisa.

E se pus banana-fruta não é redudância; há espécies deliciosas mas que não servem para morder e sim para assar ou cozer. banana da terra por exemplo, assim chamada porque é naturl daqui, as variedades doces vieram da Ásia via os portugueses..

Pois publicaram a foto de duas bananas, uma nanica (ou seja, d´água) e uma relíquia que é preservada em alguns lugares, a mãe das bananas doces. Esta, cortada ao longo para exibir as sementes. Que sementonas! redondas e negríssimas e permeando toda a polpa, esta meio translúcida. Que sabor terá não imagino. Com o cultivo, as sementes se tranformaram naquela poerinha quase imperceptível que vemos ao morder: mais polpa para se comer e as sementes são, ou talvez se tenham tornado, inúteis pois sempre se ouve dizer que bananeira nasce dela mesmo, do pé antigo.

No Norte ainda pode ser que haja quem coma banana no café da manhã, em vez do pão.(e o pão que a maioria dos brasileiros consume é tão ruim que quase qualquer coisa é melho. Quanto mais banana-da-terra!)

O que pouca gente sabe é que a casca INTERNA da banana é bom para lesões cutâneas e cicatrizante de pequenas feridas. Mas faça um teste de contato num local discreto, perna ou braço, para ter certeza que há tolerância.

Nenhum comentário: