Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

jongo, banana e nanã



Minha prima elucidou para mim o nome "banana nanica". Nanico e o pé desta maior das bananas-frutas. A gigante da espécie sem duvida é a banana-da-terra, nascida aqui, e a cada ano míngua mais porque a enxertam com outras espécies. A figo? e suspeito mesmo que banana d´água.) A original, vi em criança, media pelo menos trinta centímetros!

Faltou dizer o que os "do babado" sabem, que a banana pertence a Exu por causa da forma. Conheci um mestre de acupuntura bem idoso que comia banana e depois fazia moxa no umbigo: comentavam que era para "yanguizar" o que há de mais yin, porém creio que ele intuía que talvez a banana não fosse tão yin assim. Podia ser yanguizar o yang mesmo, que estava bem precisado àquelas alturas...De todas as formas, tudo tem yang e yin assim como na leitura ayurvédica os três doshas estão em tudo.

Na semana de Nanã, que os nagôs dizem que é fon e os descendentes de fons no Brasil dizem que é nagô, e falando de alimento, podemos lembar que ela além de peixe come... feijão preto! Além de inhame, pois o inhame que comemos era há algumas gerações, atestam os livros, chaamdo de RAIZ de inhame: nasce dentro d´´agua. Comida da orixá do llodo, da terra molhada, dos charcos.

Com a aversão pelo dendê, estas são as principais comidas de Nanã que no mais come de tudo. Folhas dela são além das de flor roxa as que vêm do lodo, a ninféia, o lótus ( a raiz de lótus, medicinal, também é dela) a gigóia de flor roxa. O termo correto é gigóia, tanto que existe a Ilha da Gigóia na Barra da Tijuca, um paraíso cujo defeito consiste em ficar na Barra. Certo dia o principal jornal carioca gradou por engano "gigoga" e o erro disseminou-se. Quase-quase fez o mesmo com a palavra "toalha" que três vezes seguidas em uma semana grafou "tolha", sem A, mas aí, já ciente do poder do erro impresso, eu liguei para a redação e fiz um barulho. Outros pdem ter feito o mesmo. Ainda dizemos "toalha", felizmente.

Nanã está no princípio e no fim de tudo. Diz um ponto seu que "na hora da criação ela já estava". Não há falta de respeito nessa nistura de temas, que perdoará numa semana pesada; as velas e os cantos foram oferecidos rigorosamente no seu dia... que agora é também dia nacional do Jongo. Com que voltamos ao tema da banana!



Nenhum comentário: