Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

tempo, tempo, tempo, tempo...



Durante alguns meses preparei o esboço de uma não-ficção sobre antropofagia.

Bom lembrar: antropofagia é comer seres humanos, sendo o devorador humano ou não. Exemplo, tigres antropófagos tomam gosto pela carne humana. E canibalismo, deformação de "Caribe" ao que parece, onde grassava o mesmo, é comer a sua própria espécie. Exemplo, quando obrigaram as vacas a comer ração contendo carne de vaca, o canbalismo lhes provocou a doença de Kreutzfeld-Jacobs.

Aí, durante alguns anos me culpei por não ir aadiante.

Pois tempo é o senhor da razão. O livro de outra pessoa acaba de sair sobre o tema na França (pela Cherche-Midi, creio) Não o recomendo. Primeiro pelo tom jocoso que houveram por bem adotar.Iia dizer "de mau gosto" mas dá lugar a interpretações indesejáveis..

Segundo pelas fotos horripliantes. Pois é. A pior de todas é da fome na Rússia por volta de 1920.

Em suma, não tenho mais a menor vontade de escrever um livro sobre caniibalismo... ou antropofagia.

Mas uma coisa eu creio, inclusive como vegetariana. Se até comer carne não eleva muito as vibrações, o que dirá comer carne humana, e mormente, de forma gastronômica? Dizem que os tupis mantinham o mais alto desprezo pelos "tapuias" (nome que davam aos inimigos) porque comiam carne humana como carne de caça. Os tupis comiam num ritual de magiia, como se sabe.

Não estou longe de dar razão a eles. E nenhum povo que comeu ao viizinho foi bem sucedido. Posso estar simplificando a História. Mas certamente vocês concordariam se vissem o tal livro. O que não escrevi. Graças a Deus!






Nenhum comentário: