Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sábado, 2 de junho de 2012

temperos das Antilhas

(perdoem a formatação sem parágrafos nos anteriores, problema que tento resolver! Os "marcadores" de tema também sumiram pra qeum lê no portal....)
Um casal de doceiros franceses no Rio vende uma coisa chamada "cannelé". 
Tem a ver com especiarias, mas não com canela apesar do nome que se refere a caneluras na fôrma. É que, explica a doceira, antigamente atracavam em Bordéus os navios vindos das Antilhas trazendo rum, açúcar, e os temperos mágicos vindos de lá, canela e baunilha. Baunilha sendo um dos três mais caros do mundo, com açafrão-verdadeiro e cardamomo. As freiras do mosteiro local tinham permissão para catar tudo que sobrasse após descarregar o navio.
Como assim? Pois é, hoje tudo virria empacotado de modo a que nada caísse. mas eram tempos de sacos de aniagem e camundongos também, muitos camundongos e ratazanas; ficavam muitas coisas pelo chão, montinhos de especiarias, de açúcar, às vezes até garrafas de rum, contam, embora não sei como essas teriam caído dos caixotes. As freiras chegavam e varriam delicadamente tudo para dentro dos saquinhos que traziam, peneiravam o açúcar na cozinha do mosteiro, e com os ingredientes locais, farinha, mateiga, ovos, iam desenvolvendo as suas receitas. O "cannelé" foi a que ficou. As forminhas redondas elas mandaram fazer caneladas e fundas para evitar que roubassem a idéia. Até poderia alguém produzir doce parecido, mas copiar as fôrmas era proibido, e assim mantiveram a excluusividade. E o cannelé leva baunilha mas não leva canela, que brigaria com o outro aroma.
Canelada só a ôrma. Há mais de um século, a proibição caiu, certamente retratando a desobediência à lei. O doce é especialidade de lá. E eu o provei aqui...
Tanto baunilha como principalmente a canela são remédios além de temperos. A primeira só ajuda na digestão e eventual inapetência. Já a canela pode ajudar nos males do estômago (usar moderadamente) e mais ainda, por ser muito quemte, em estados gripais e pregripais além de dores de garganta!

Nenhum comentário: