Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

terça-feira, 10 de abril de 2012

sete sangrias

Plantas podem ter vários nomes e um nome serve não raro a várias plantas, todo mundo sabe; por esse motivos é tão importante o nome científico. Que para complicar a vida alheia os biólogos volta e meia rearrumam, criando vastas sinonímias científicas e só faltando nos obrigar a apôr na plantinha a placa "antiga Pauciflora gratissima, atual Stultitia hirsuta spp".
Mas o que se pode esquecer ao comparar o pé de verdade com a fotografia por melhor tirada que seja é a proporção. Eu caí nessa não identificando imediatamente um pezinho de sete-sangrias que o vento semeou aqui. Porque na foto cismei que parecia graúda e aqui via miudinha.
Sete-sangrias eu suponho que tenha esse nome por equivaler a sete sangrias; o nome vem do tempo em que se sangrava por dá cá aquela palha, para depurar o corpo. Algumas gotas manando no ponto de acupuntura realmente limpam. Inclusive, às vezes se pode querer provocar. Mas seguimos falando de umas gotas, não de meia bacia como se fazia. Provavelmente acabariam por deixar as pessoas anêmicas.
Não sei exlicar como a gente sabe, olhando, que aquela folha é "forte", de cura, de santo ou ambas coisas, até sem identificar. Assim me aconteceu muitas vezes e assim foi com a sete-sangrias. Assim canalizaram e canalizam os fundadores de linhas florais ao ver florido o pé.
Depois que comecei a pesquisar e perguntar afim de identificá-la, a plantinha cresceu e se pôs verde esmeralda. Foi nessa hora que percebi que era a mesma do livro. Cuphea racemosa, variante de Cuphea balsamona/divaricata/carthaginensis e muuuuitos nomes ainda, com ou sem Cuphea.... Ambas naturais daqui.
Banhos, compressas e chás, e ingestão de algumas folhinhas puras para pressão alta, algumas doenças venéreas, tosse e problemas cutâneos principalmente.
Pertence assim sendo a Omolu, que cuida da saúde em geral e da pele em particular; chegou de volta ao fim do período da Quaresma Que a plantinha possa lhe agradar! Ah toto!

Nenhum comentário: