Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

replantio já!

Há umas semanas sete mulheres pintamos a sombra das árvores cortadas no baixo Cosme Velho. De ALGUMAS das árvores cortadas em todo caso. A idéia começou com um artista mineiro que simplesmente riscava com um pedaço de gesso, fotografava e punha na rede. Linda iniciativa.
No Rio decidimos pintar, talvez porque no grupo havia várias artistas plásticas ou afins. Junto a um dos locais deixamos as palavras REPLANTIO JÁ!
Desde que conheço essas vizinhas chamo a atenção para a necessidade de fazer algo pelo famoso "Campinho" de que tanto já falei aqui e pelo qual contactei várias vezes a Secretaria de Meio Ambiente. Sugeria eu às moças uma limpeza, nos moldes da que já fiz sozinha há uns anos e que acabou resultando na placa que a então Prefeitura instalou. Quatro jardineiros do município e ao mesmo tempo da comunidade cuidavam da área, além de várias adjacentes (inclusive um maravilhoso pomar que serpenteia pelas curvas da pedra, pois o campinho é servidão para o Dona Marta que tem esta subida menos conhecida por Laranjeiras.) Para quem chegou agora, a matinha em volta do campo de futebol é propriedade particular mas zona non aedificandi, e a responsabilidade de zelar pela encosta cabe à Prefeitura. Mas há vários anos está abandonada.
Ou talvez coubesse. Será que mudaram a lei? pois a limpeza foi até feita por alguém, removendo os montes de árvores mortas (cadáveres insepultos estes que me levaram a tanto reclamar junto à Secretaria em 2010) para... construir uma casa, no local de outra anteriormente embargada pela Secretaria de Meio Ambiente, com o agravante que a primeira casa botou abaixo seis pés de "sabiá" e esta nova acabou com o que havia ainda de mata por trás da construção em ruínas. Teme-se que do lado oposto da área aberta se faça o mesmo, e se assim continuar nem futebol se jogará mais ali. Aroeiras que foram cortadas criminosamente, se replantadas, ficariam coladas ao muro da casa.
Mais respeito com a vegetação; replantio já!

Nenhum comentário: