Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

emburanê, emburaná

Um amigo me conta que se curou de sinusite crônica graças à IMBURANA DE CHEIRO, estando com operação marcada, que todo dia agradece à planta e a quem lhe indicou. E me contou por conhecer essa faceta de meu trabalho.
Mas eu não conhecia imburana, nativa do Nordeste, a não ser de nome, pois é recorrente em pontos de capoeira e toadas nordestinas; e tive que ir procurar no famoso pai dos burros digital. No outro também está.
Estou em excelente companhia, pois o fantástico Herborista de Copacabana nem vende nem conhece (por enquanto, comercializando só a FAVA perfumada, cujo cheiro lembra o da baunilha.)
A fava eu vi que da Bahia pra cima se usa bastante para tratar gastrite. Nós aqui usamos dente de leão e principalmente espinheira santa (NUNCA use um fitoterápico, mesmo chá de folhas do quintal, direto dia após dia; dê paradas irregulares de dias ou semanas. Se a gastrite é crônica então precisa tratar de outra forma, acupuntura sendo dos mais indicados. Acrescento que o amigo não teria chegado a marcar a tal operação, felizmente desmarcada, se tivesse se tratado comigo...)
Contudo o que cura sinusite não é a fava nem a folha e sim a entrecasca, me diz o amigo. Quem está vendendo são os erveiros de rua, que abundam no Bairro de Fátima e outros locais.
O nome científico é Amburana cearensis, fácil e simpático; mas também é Torresea cearensis Allen, e até mesmo Bursera leptophloeos!!! vamos combinar chamar de Amburana cearensis. Emburanê, emburaná..

Nenhum comentário: