Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

a bananeira que plantei à meia-noite...

Laroiê!!!!

um mês exatamente após o 13 de Maio é o dia de Santo Antônio, dedicado a Exu na Umbanda.
O assentamento dele costuma ficar à esquerda da entrada, nas casas-de-santo; e nesta posição a imagem do santo se encontra em muitas igrejas católicas, mas não consegui saber o motivo exato. Já mencionei aqui que a fama de casamenteiro do santo deve ter influenciado na hora de escolher uma figura santa para o sincretismo forçado do tempo do cativeiro; já que Exu representa a força vital e sexual. Não é à toa que a banana lhe pertence. Também mencionei um “Santo Antônio Hermafrodita” português, que teria espelhado para os escravos a dupla natureza de Exu; sem obter maiores detalhes ainda. No caldeirão borbulhante do Google, a única menção visível hoje, unindo estas palavras, é a minha de dois anos atrás...
Acredito que a posição à esquerda da entrada, se já existia naquele tempo, deve também ter ajudado. Não consegui saber o porquê com os católicos da família, e perguntar a um padre provavelmente não adiantaria... Com urgência preciso localizar um padre português e camarada que me tire todas as dúvidas!
Agora se não existir regra definida para a posição de Santo Antônio nas igrejas eu vou pensar, e muitos comigo, que a influência se deu em sentido contrário...
Existe um interessante projeto de livro sobre o uso dos cemitérios cariocas (sim, isso mesmo, o uso) e sugeri à autora, entre outras coisas, não deixar de pesquisar o rico rol de pontos cantados, cerimônias e rituais associando Exu e cemitérios no Rio de Janeiro.
Mas o meu pedido aqui ao orixá Exu para o dia 13 de junho é que mantenha vivos e atuantes os defensores das matas; que abra caminho para a justiça de Xangô; que todos nos tornemos defensores e que deixem de existir, pelo mal ou pelo bem, os agressores, pois ko si ewe, ko si orixá: sem folha não há vida, nem orixa algum.

Nenhum comentário: