Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 29 de maio de 2011

sangria

O meridiano da Vesícula, cuja emoção correspondente é a raiva, é um dos mais longos do nosso corpo, descendo pela lateral externa do canto do olho até o pé. Animais que possuem vesícula, e isso vale para todos os órgãos e vísceras, possuem o meridiano, mas com menos pontos (talvez tenham até OUTROS pontos só deles segundo as espécies; nunca estudei acupuntura veterinária).
Este é o caso, portanto, dos felinos. Eu estava me preparando a trabalhar numa limpeza de situação raivosa, para controlar uma solicitação sem fundamentos que recusei, e ouvi o gato berrar uma vez só, tão alto que fui correndo ver. Toda a lateral da perna esquerda (o lado receptivo), lateral externa, regida pela Vesícula, estava ensangüentada. Muito sangue. Examinei o gato, quase tão assustado quanto eu. Não quis machucar mais, besuntei de bastante dendê e fui fazer o previsto.
Duas horas depois fui ver e o gato dormia placidamente. Quando o pude examinar, nem sombra de ferida. Olhei várias vezes, não havia nada. Nem dendê, nem sangue. Gato tranqüilo. Pele limpa.
O que pôde acontecer? O canal Triplo-Aquecedor/ Vesícula Biliar, o Pequeno Yang, dividido em Hsiao Yang do pé (VB) e Hsiao Yang da mão (T Aq) é, segundo os antigos chineses, um dos que têm mais energia do que sangue. Talvez tenha havido um sangramento dentro do meridiano (meridiano do gato; gatos servem como paraventos para emoções negativas que vêm de fora e alguns são mais médiuns do que outros) devido à raiva da situação. Sobrecarregando um canal energético que não comporta normalmente muito sangue.
Quando uma ação minha desencadeou um começo de limpeza, a primeira pulga que picou o gato na coxa externa fez sangria, limpando o meridiano. Sim, meus gatos têm pulgas, não têm aquele remédio caro. São poucas e servem de baliza energética segundo que aumentam ou diminuem. Afinal, na sessão de acupuntura acontece com freqüência de sangramento ocorrer quando se vai tirar uma inocente agulha, smepre num ponto que provocou limpeza do canal. A pulga serviu de agulha.
Ou então o Hsiao Yang sangrou sozinho, limpando. É possibilidade que não descarto. Afinal, a pulga foi picar logo no canal que precisava??

Nenhum comentário: