Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

verde mesquita

Domingo agora é o dia da Lua Cheia, e também Domingo de Ramos. Um dia com vibração de folha! Por este motivo encaixa bem mencionar a referência à futura mesquita nova-iorquina que vão construir perto das antigas Torres Gêmeas.
Nos diz a coluna Eco Verde do “Globo” que a mesquita será... verde. E podemos ver que verde em mais de um sentido (não esclarecem se fisicamente também). Bem, verde é a cor da religião muçulmana como muitos sabem. Mas a mesquita, que causou e ainda deve estar causando bastante polêmica, será ecologicamente sustentável com selo LEED dado a prédios... verdes. Iluminação natural, energia solar para aquecer e água toda aproveitada (não está na nota, mas já que falamos de cores, água “cinzenta” é por exemplo a que sai das pias e chuveiros, mais fácil de reaproveitar.)
Esta terapeuta aqui é fundamentalmente contra os fundamentalismos, contra a burca, os talibãs e os véus integrais. Dá toda força aos que na França, da esquerda à direita, querem vê-los bem longe da praça Notre-Dame e do metrô Belleville. Mas neste momento de tanta intolerância em Nova Iorque, nos campos do Paquistão e alhures, uma iniciativa como essa é tanto mais bem-vinda que pretende investir, cito a coluna, em “arte, cultura, pluralismo, valorização da cidade e profundo respeito ao planeta”.
Desejo que todas essas boas intenções de fato aproximem comunidades e induzam a cada vez mais respeito ao meio ambiente. Principalmente, que sirvam e semente verdejante (a cor da esperança é verde também) para muitos edifícios comunitários pelo mundo, dedicados a toda forma de integração.

Nenhum comentário: