Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 18 de março de 2011

de casulos e carrapatos

Minha prima que sempre recebe visitas de pelo e de pena em seu quintal recebeu a de um filhote de paca perdido, o que é triste. Só não é mais triste porque quem achou foi ela. Aqui por outro lado já veio alma-de-gato (um passarão com enorme rebo reto e pardo. Talvez pensassem que ele gostaria de ser um gato, daí o rabão?) vem muito aquele “sabiazinho” de bico longo que canta bonito e também chia feito sapo, e agora estamso com um amigo biólogo monitorando um casulo jacareiforme, não há outra descrição possível, que segundo ele contém uma borboleta, e enquanto isso a lagarta, que às vezes põe a cabeça de fora afim de andar mais rápido, devora frondes de dormideira gigante (bem, eu chamo de Mimosa IMpudica ) e semente de guiné-pipiu, o que não parece digesto à primeira vista...
Como a natureza é sábia, a mimosa não se ressente em absoluto da comilança, que encara como uma poda delicada e contínua. E a lagarta se desloca sempre, até nos períodos em que só come fronde de mimosa; o amigo biólogo concordou com a minha interpretação que os deslocamentos visam instintivamente a proteger a planta, equilibrando as podas, e a si mesma, pois numa planta enfraquecida ou careca ela seria presa fácil para o bicho maluco o bastante que a quisesse devorar.
Enquanto isso também, tenho o desagrado de ler na coluna da Rónai, não muito longe do Rio mataram 24 capivaras porque portavam um tipo de carrapato. Sim, carrapato transmite a perigosa doença de Lyme, de que até falei aqui... Tenho de fazer minhas as palavras da moça, isso é como sair matando políticos porque portam o carrapato da corrupção. Melhor seria desinfectar as capivaras VIVAS, como fizeram com elas mortas. Adormecendo as bichinhas com aquele dardo e cuidando. E o carrspato segue vivinho no mato, senhores. Essa lógica é como tirar fora o sofá da sala porque o vizinho... bom, todo mundo conhece o paralelo..
E para não dizer que não falei do Japão, sempre que leio que sem a energia nuclear não dá para manter o padrão, penso que é apenas mais uma prova de que o padrão está errado.

Nenhum comentário: