Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sábado, 2 de outubro de 2010

cinco tostões

Não houve como postar isto em setembro, muito menos nos “primeiros dias de setembro” mas recebi duas mensagens (só duas; já verão por quê) contando uma história complicada de que na cultura chinesa, quando em agosto acontece de haver cinco segundas-feira e não sei mais que outro dia da semana, quem conta isso logo no início de setembro ganha dinheiro. Tal fato só ocorre a cada 823 anos, explicam (nessa parte eu até posso acreditar mas adianto que também não fiz os cálculos!)
Já se vê por que as mensagens foram só duas, é que passados os “primeiros dias” ninguém mais via sentido em tentar ganhar dindim repassando...
Uma das mensagens ainda acrescentava que isso era “na cultura do Feng Shui”.
Bem, nenhum de nós estará aqui daqui a 823 anos. Mas talvez eu possa ajudar a evitar outras confusões. Em primeiro lugar, o calendário tradicional chinês NÃO usa os nossos meses nem os dias da semana; hoje usam ambos calendários, sendo o lunar de longe o preferido para tudo que é de uso nacional, daí a imensa migração do Ano Novo de que todos ouviram falar; e em vez de semana usava, e a astrologia do Feng Shui ainda usa, grupos de NOVE dias que não permitem realizar mapas astrais, aí é outro estudo, e sim calcular hora e dia favorável ou menos desfavorável, arte essa que esta vossa criada aprendeu.
Feng Shui visa harmonizar os espaços, inicialmente a posição das sepulturas (yin feng-shui) e hoje os espaços construídos (yang feng-shui). De fato, cursos de Feng Shui tradicional podem e devem incluir o ensino do cálculo de horas porque vai ser útil e mesmo necessário (eu disse Feng Shui tradicional, que é uma coisa viva. As Estrelas Voadoras. As imitações são estáticas e pouco funcionam...)
Mas essa mensagem não é Feng Shui, não é astrologia, não é da cultura chinesa e também não é cultura... Lembrem-se disso daqui a 823 anos, ou da próxima vez que chegar uma corrente dessas para vocês.
Caminho das folhas, o blog que pensa nas gerações futuras...

Nenhum comentário: