Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 26 de setembro de 2010

cirurgias milagrosas

São Cosme e São Damião, ou “São Cosme e Damião” como acaba se dizendo, e reza o texto da oração para catarata, foram médicos, viveram em terras do hoje mundo árabe e fizeram a primeira cirurgia de implante registrada na História. (Isso se existiram na matéria, já que vi umas polêmicas quanto a isso, parece que a Igreja queria “desabilitá-los”. Mas nada acho sobre o tema na rede, então devem estar sim “vigentes”...) Tenho o livro de um médico onde há menção da cirurgia- os gêmeos afinal são os padroeiros dos médicos- e até uma reprodução da pintura que representa a cena. Infelizmente sem referências, mas é do século xv ou no máximo xvi.
É pouco provável que o beneficiado tenha sobrevivido muito tempo, ou então o milagre foi dos graúdos mesmo. Não havia como saber da compatibilidade dos sangues, para ficar só num exemplo; valeu o esforço em todo caso. Muito curioso é que o receptor era branco e o doador, negro. Estranho é que cristãos uns aninhos mais adiante tenham começado a se perguntar se as pessoas que encontravam em terras d´África eram gente ou não; a cirurgia milagrosa deveria ter debelado essas dúvidas. Mais uma prova que os fazedores de escravos, negros, brancos ou cor de rosa, tinham mais cinismo do que argumentos. Do doador nada consegui saber. Pode ser que exista algo na rede, mas são tantos os arquivos que a pesquisa emperra. Gostaríamos de pensar que falecera de morte natural, já que era provavelmente escravo, e escravos, fosse o amo árabe, europeu ou negro africano, eram tidos por objetos.
Se nada achei sobre a cirurgia, vi que os santinhos são também os padroeiros dos farmacêuticos; mais curioso foi descobrir que os católicos comemoram no dia 26 de setembro e os umbandistas dia 27. Sempre achei que fosse dia 27 para todos. Que nessa data e sempre possam olhar pelas crianças; que esse implante mestiço abençoe as mestiçagens (de todos os matizes e não apenas preto-e-branco; lembremos da terra onde nascemos!), a tolerância e a harmonia entre nós. Salve as Crianças!

Nenhum comentário: