Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

as vítimas inocentes

De novo? Infelizmente, sim. Arrancaram mais uma jurubeba, recém-adotada. Antes que venham me dizer “pra que vocês então insistem em plantar jurubeba?” lembremos dos óculos do Drummond de bronze, do chafariz da Glória... Deixar o vândalo ganhar é acovardar-se perante ele. Mas quem ganha com o crime? Ninguém, a não ser quem deteste jurubebas. E quem detesta jurubebas ao ponto de arrancar as que nascem no bairro, do campo de futebol da descida do morro ao parquinho em frente à rua Alice, é quem antigamente quebrava a mutamba (parou, qundo adotei, parece que deu um axé...) e quem vandalizava a planta defronte à sinagoga (pode parar com essa, seu vândalo, que a Academia de Cabalá se mudou, o que é pena. Acrescentavam.) Isso se chama intolerância religiosa, e é crime. Arrancar árvores também é.
Ao mesmo tempo o Globo mostra a banda de rock-evangélico do BOPE, convertendo marginais e cita “ tu tem que aceitar Jesus, seu isso e aquilo”. Estão tirando pessoas do crime com a sua arte, e mais vale a guitarra do que o fuzil; mas como é que é? TEM que aceitar Jesus? Isso também é intolerância religiosa. Compreensível que a pessoa física se expresse assim? Mas vinham retratados como um grupo do BOPE, e este é pago pelo estado, e o estado é laico, esqueceram? Não deve converter ninguém.
Ao lado da ex-jurubeba vem nascendo outra, e eu mesma semeei mais. Se vingarem serão as primeiras que planto. A re-adoção da jurubeba sobrevivente e da mutamba, bem como da planta arrancada, deu trabalho que nem se imagina. As adoções estavam na Comlurb. Orientações divergiam, correspondências se perderam. Quem me deu a notícia comentou que por ela não teriam aprovado, porque o canteiro ela achara feio. Canteiro feio é aquilo com que diariamente a Prefeitura nos brinda, ao cortar árvores centenárias e deixar o tronco ali apodrecendo.
Se você conhece biólogos, botânicos, ecologistas, se conhece gente de vibração, se você conhece pastores ou evangélicos que não transfiram a sua jihad para as árvores que Deus criou, se você gosta de ruas com árvores e de árvores que dão remédio, encaminhe esse texto.

Nenhum comentário: