Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Flores, frutas e folhas

Que iniciativa mais bonita: o padre da igreja da Ressurreição, no Arpoador, plantou um jardim com todas as flores da Bíblia, e uma plaquinha ao pé de cada uma citando capítulos e versículos. Salve elas, e ele!
Ainda na interessantíssima "História Assustadora da Medicina" vejo a lista do que se consumia na Inglaterra tradicional para marcar o início da primavera quando não se achavam quase frutos: “chá de margarida amarela, de beldroega e de folha de framboesa”, além de nabo preparado de várias formas. Sem que ninguém soubesse, evitavam assim o escorbuto.
Acrescento, e isso não está no livro de Gordon, que durante o inverno na Europa se consumiam reservas de frutas outonais, razoavelmente conservadas quando postas em estantes de pau ripadas e arejadas, como as inúmeras variedades de maçãs; havia quem as guardasse simplesmente em barris, de onde vem o ditado que “uma só maçã podre estraga o lote”. Além delas, frutas secas: bolotas de carvalho, castanhas, nozes e avelãs, sendo pelo menos as duas primeiras consideradas comidas de pobre quando não “de fome”. Passas de uva, em regiões vinícolas. O açúcar do Novo Mundo permitiu a conservação do excesso do verão em forma de geléias. Os chás primaveris mencionados por Gordon vinham a calhar entre o fim dessas reservas e a explosão das frutas.
Mas leio ainda que uma velhinha inglesa curava hidropsia com um chá de 20 ervas. Um médico, Withering, associou a cura à erva dedaleira contida na mistura e passou a aplicá-la sozinha, com igual êxito. Sua "História da Dedaleira" foi sucesso entre o público ledor da época. Ainda se usam para o coração medicamentos a base de digitalina, como lembra triunfante o autor do outro livro, explicando como Withering usou os rins (dedaleira é muito diurética) para drenar a água do corpo todo e assim melhorar o funcionamento do coração. Ou seja, Withering entendeu o que os chineses já sabiam há milênios, apesar de todo o escárnio do dr Gordon: que rins e coração trabalham juntos. Os chineses dão ao conjunto o nome de hsiao yin, Pequeno Yin.

Nenhum comentário: