Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

histórias de assustar

Estou lendo "A Assustadora História da Medicina" de Richard Gordon, inglês. Há uns quinze famosos do mesmo nome, inclusive um astronauta, mas o escritor é também médico, nascido em 1921. Bem, britãnicos médicos e nascidos naquele tempo costumam mesmo ter preconceitos quanto à acupuntura. Porém ele confunde Yin e Yang, no que não é o único: o fundador da macrobiótica, Osawa, também confundiu em seu livro e de maneira bem mais desconcertante, já que não inverte simplesmente, considera yin cerca de 80% das funções yang e vice-versa, as 20% restantes estão corretas. O que me deixa perplexa... Já o dr Gordon inverteu uma única vez numa única frase duas coisas em que não acredita mesmo...
Para o caso de terem o livro em casa (afinal o que comprei é a sétima edição BR)o yin na verdade rege os órgãos densos como o coração, e o yang "as vísceras ocas e bexiga" como escreve Gordon a quem voltarei nas próximas semanas.
Mas aqui lhes fica desde já uma dica avalizada pela ciência oficial... Os terapeutas holísticos e naturopatas costumam desaconselhar microondas e comida congelada por questões de energia, e suspeitas de que as ondas possam fazer mal às células. Pois não sabia eu que os médicos também desaconselham, pelo menos o bom doutor Gordon, porque multiplicam um e outra a probabilidade de contrair salmonela!
Tem certeza que vai querer um forno assim na sua casa nova??

Nenhum comentário: