Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

azul como o vidro

Tendo falado do metal vou precisar falar do vidro, quando mais não seja porque ambos ajudam a sedar Terra negativa no Feng Shui clássico. Tive a sorte de encontrar em excelente estado um volume de contos brasileiros dos anos 1960 num bazar, e estou conhecendo autores que para mim eram nomes de rua. Pois no conto de Vicente de Carvalho um garrafão de cachaça se espatifa na areia na hora do embarque, mas o arrais insiste em mandar comprar outro. Previsivelmente todo mundo se afoga menos o narrador.
Vidro quebrando à toa está descarregando alguma coisa. Ou no mínimo indicando uma carga. Um paciente que levava frasco novo de florais para casa sentou para desabafar e deu um pulo: o frasco se partira no bolso da camisa. Fiz outro de cortesia, e no dia seguinte me ligou para contar que assim que chegara em casa e vira o pai, o frasco novo arrebentara. Como essa há várias histórias. Potencializa esta propensão do vidro juntá-lo com floral ou Feng Shui, porque potencializa a sensibilidade.
No Feng Shui uma das sedações que mais gosto é pôr em aquário redondo de vidro seis bolas idem, umas incolores outras azulonas. Como tudo nessa arte, é preciso saber o que se está fazendo, para onde se vai levar, ou seda a prosperidade (Terra positiva). Vidro corresponde à Água; Água na medicina chinesa corresponde, o que não chega a ser surpresa, aos rins e bexiga. Sua cor é azul escura ou preta (também roxo escuro no Feng Shui) e sua virtude, e aí já não estamos mais no Feng Shui, mas sim na filosofia chinesa, a sabedoria já que água tem a capacidade de se adaptar ao caminho, criando um quando não existe, contornando obstáculos. Já no I Ching representa normalmente perigo, além do trigrama representar, em vários níveis, o movimento da água. Porém o I Ching é repleto de múltiplos sentidos segundo os casos e até nele Água pode ser também sabedoria. Que alguma possa brotar entre nós para melhor protegermos nossas reservas hídricas!

Nenhum comentário: