Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sábado, 3 de julho de 2010

uma religião iniciada por "U"

Há coisa de dois anos em alguma de suas crônicas para O Globo o nosso bom Veríssimo comentou que participara de um jogo com palavras para o qual, afirmava peremptoriamente, “não havia nenhuma religião começando com a letra U”. Preocupações e correrias não me permitiram rebater na hora, pelo que me culpo; quis incluir essa declaração como segunda epígrafe e acabou não entrando. Epígrafe de quê?
Do meu ensaio Umbanda Gira! pela editora Pallas, que nesta semana começa a chegar nas livrarias do Rio, e breve aportará também nos estados. Fiquei sem ter certeza se o jornalista não lembrara da existência da Umbanda ou se lembrando, não considerava religião. Ambas hipóteses me chocam, mas o essencial agora é que o livro enfim saiu e logo estará em todas as livrarias que normalmente trabalham com a Pallas, que o vende também pela internet pra quem preferir.
Quem o ler vá desculpando as pequenas imperfeições de forma, inevitáveis numa primeira edição; e isto apesar de eu me ter disposto a corrigir as provas com olho de lince. O lince piscou na hora errada e entraram várias vírgulas fora de propósito (por que será que tantos revisores, com todo o respeito, adoram meter a esmo vírgulas e o pronome “se” no texto alheio? Também me escaparam dois desses... ) e mais uma ou duas pequenas falhas. As maiores, eu apontei e foram corrigidas, essas menores não chegam a dificultar a leitura. Mas me doem como pequenos estilhaços de vidro encravados na carne... A capa ficou linda e além dela sou muito grata à Pallas pela realização desse sonho, pois ali publicar o seu texto é o sonho de todo mirongueiro literato. A crônica de hoje é dedicada ao Veríssimo, que infelizmente volta da África do Sul, com o restante da delegação brasileira, mais cedo do que todos gostaríamos... Umbanda Gira!

Nenhum comentário: