Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

nove

Estou mergulhada num livro interessantíssimo e assaz recente de arqueologia, O Sexo Invisível; o que vem aqui ao caso é a informação que há mais de 12 mil anos atrás num vale do atual Chile o assentamento pesquisado possuía uma farmácia com 9 plantas locais e mais 9 plantas andinas ou da beira do mar. Segundo os autores, até hoje a população local se cura com essas mesmas 9 plantas locais.
Pode ser que isto os deixe indiferentes, nesse caso é provável que estejam lendo o blog errado. Mas além da magia das ervas ainda há algo fascinante nessa história para mim; naturalmente é o número nove, que não creio esteja aí por acaso.
Seria muita coincidência NOVE ervas locais ALÉM de NOVE outras ervas de outros lugares. Se o Nove, na cultura judaico-cristã não fez muito caminho, noutras é um número tão mágico como o Sete ou o Doze, por exemplo. Está presente na filosofia taoísta e portanto no I Ching onde representa o Yang Supremo e também a linha macho no jogo; no paraíso taoísta as ondas são de nove quebras em vez das sete que dizem ser o padrão. No Feng Shui, outra derivação, representa o Fogo; e quem for de Umbanda ou candomblé imediatamente pensa no número de Iansã, salve ela, eparrei.
Claro que outras plantas existiam no local; a rezadeira (ou o rezador) de treze mil anos atrás escolheu esse número mágico para trabalhar. Não é nada estranho, raciocínios semelhantes ocorrem hoje, na hora de limitar as essências no frasco de florais por exemplo. Meu mestre de acupuntura foi quem me iniciou na fitoterapia: trabalhando sempre com doze ervas (que nunca cheguei a saber quais eram com precisão, porque nunca perguntei, ocupada em descobrir outras e outras mais) me viu apaixonar-me pela folha cada dia mais, e sinceramente creio que não aprovou, virginiano que era, o meu interesse crescente pelas ervas fora do seu sistema pessoal. Havia, disso lembro, aipo, salsa, e carqueja “bem fraquinha, sentindo o doce na língua!” que sempre recomendava em vez de boldo dizendo que chá fraco de carqueja equilibrava e boldo podia piorar. Se soube das outras, esqueci. Como disse. E quantas eram essas? Ora, bom leitor, eram exatas nove!

Um comentário:

nivia maria castro disse...

Sempre gostei de cuidados naturais, muito me interessa esse assunto e o seu blog é muito bacana!