Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

metalizado

Já podem ter reparado: todo dono ou trabalhador de ferro velho tem os olhos avermelhados, irritados, mesmo os muito novos. Um estado crônico devido à intoxicação do sistema hepático, pois lidam, segundo o alto-falante brada pelas ruas, com chumbo e alumínio entre outros. Entre outros porque recebem mesmo artefatos com elementos radioativos e por aí vai.
Metal não é um elemento que provoque ondas de simpatia ao ouvirmos mencioná-lo (sei que na tabela química dos elementos cada metal tem uma abreviação e pra vocês verem até conheço algumas! Mas emprego o termo dentro da acepção usada na medicina chinesa e ramificações como o Feng Shui). Ouvimos muita gente dizer que não gosta de cama de metal porque “acha frio”, frio claro está no sentido afetivo e não meteorológico.
E estas ciências nos ensinam a aceitar o Metal como aceitamos o nosso signo, já que a sua energia está em algum grau em cada um de nós, e é para alguns o elemento predominante. Os Elementos determinam as patologias às quais seremos mais sensíveis, Metal sugere tendência a problemas respiratórios e/ou intestinais. O motivo do Pulmão e do Intestino Grosso pertencerem ao Metal ainda é um mistério para mim; não, porém, a sua interação: como se sabe câncer de cólon é um freqüente motivo de óbito de fumantes. Mas há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que cabem na cabeça... o fato é que a esta dupla de órgão-e-víscera regida pela energia do Metal corresponde a virtude da polidez; lembrem de metal polido, e a cor regente é branca, como o brilho do metal.
Quando saímos da acupuntura para o Feng Shui o Metal passa a ser, mais do que algo que devemos aceitar como aceitamos a data do nosso nascimento, uma ferramenta poderosa se bem empregada. Seda Terra negativa, através dos objetos de metal e das Águas da Paz; só a bússola diz onde alocar essas ferramentas, que postas no quadrante errado podem sedar Terra positiva! Nesse caso não chamarão doenças fulminantes nem dissenções e sim a sedação da prosperidade, resultado que certamente também não queremos atrair! Pode ocorrer que uma de suas Águas da Paz fique como coberta de lodo num quadrante que esteja recebendo muita carga de raiva, troque a água mesmo sem ser o dia certo, sem deixar de trabalhar também o problema. O lodo é a prova que funciona!
Em tempo, eu também não gosto das camas de metal vendidas aqui nas lojas. Mas um meu sonho de consumo seria uma de latão das que eram usadas na Europa, apesar do motivo original... que era de reduzir os percevejos em relação às de madeira. Pois é.

Nenhum comentário: