Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

vai varrendo...

Deu no Globo que no final do ano, acontecerá no Rio a versão local de um evento chamado Let´s Do It! e que aqui será o Limpa Brasil. Eu quero participar! Lixo é um problema candente hoje em dia, mais ainda por não ter sido por muitos e muitos anos. Infelizmente a "sifilização" chega mais depressa aos lugares do que a cidadania, e toca de atirar pilha usada pra dentro do mato.
Ainda não consegui falar com todas as pessoas da Comlurb que preciso, tendo começado pelos telefones da Ouvidoria, no bairro da Tijuca; dá para perceber pela reação do ouvidor que me atendeu que a empresa se omite um tanto no caso específico das pilhas, escudando-se atrás da lei que manda o fabricante cuidar da pilha usada. A Companhia de Limpeza Urbana não vem fazendo (há uns anos fez) uma campanha que eduque as pessoas para não atirarem pilha na lata do lixo comum, no mar, no canteiro e por aí vai. Sem dúvida o fabricante e vários Ministérios e Secretarias poderiam e deveriam TAMBÉM estar trabalhando nesse ponto, nem por isso a Limpeza Urbana tem razão de, nesse aspecto, estar inativa. Me diz o ouvidor que "falam disso no site", ora, lembrei-lhe, a campanha que não está acontecendo deveria atingir a todos os que podem comprar pilha e bateria, ou seja a população acima dos sete anos aproximadamente, incluindo-se aí analfabetos virtuais e analfabetos de verdade.
Porém soube que existe uma Universidade da Comlurb, que dão palestras continuamente em comunidades carentes e escolas, num trabalho de formiga, que sentem a necessidade de expandir cada vez mais esse trabalho, e tive um primeiro contato com um dos palestrantes.
A responsabilidade é de cada um de nós. Lembro de uma comunidade contemplada pelo Favela Bairro reclamando que os garis subiam pouco e largando sacos plásticos no chão até na Pedra de Xangô (isso foi antes da campanha "Saco é um Saco", pode ser que hoje esteja melhor). O mundo é holistico, e como prova disso vejo o prédio onde moro, e em que lixo é um problema contínuo. Minha vizinha (quem sabe, em reação mui pessoal a esta campanha...) não descartou batatas deixando-as no chão, outro dia!? Tô falando...

Nenhum comentário: